O BIM – Building Information Modeling já está presente no dia a dia de projetos, etapas de desenvolvimento e de construção de grandes empreendimentos. Com essa metodologia torna-se possível modelar, informar, compatibilizar e, principalmente, identificar e equalizar possíveis ocorrências de problemas já na fase projetual.
Veja a Coordenação do curso.
Arquiteto e Urbanista pela UFPB. Mestre em BIM e
Realidade Virtual/Realidade Aumentada. Técnico em Edificações pelo ETFPB (2002). Membro do Comitê ABNT para criação da CIE-134 – BIM. Elaborador do template ABNT para Revit. BIM Manager e diretor/sócio no Grupo Bloco e na ProjetoAcg. Trabalha com Projetos em BIM, treinamentos e palestras por todo o Brasil. Certificado Autodesk – Profissional e proprietário da Projeto Acg como Centro Autorizado Autodesk.
Arquiteto e Urbanista pela UFPB. Mestre em BIM e Realidade Virtual/Realidade Aumentada. Técnico em Edificações pelo ETFPB (2002). Membro do Comitê ABNT para criação da CIE-134 – BIM. Elaborador do template ABNT para Revit. BIM Manager e diretor/sócio no Grupo Bloco e na ProjetoAcg. Trabalha com Projetos em BIM, treinamentos e palestras por todo o Brasil. Certificado Autodesk – Profissional e proprietário da Projeto Acg como Centro Autorizado Autodesk.
Autor do livro Neuroarquitetura, Neurodesign e Neuroiluminação: Neuroarquitetura e Teoria de Einfühlung como proposição para Práticas Projetuais.
Membro da Academy of Neuroscience for Architecture – ANFA | Autor de trabalho participante da Conferência Mundial de 2020 da ANFA | Arquiteto e Urbanista – Universidade Católica/RS | Mestre em Conforto Ambiental – UFRJ | Especialista em Neurociências e Comportamento Humano – PUC/RS.
Idealizador do selo em Neuroarquitetura, Neurodesign e Neuroiluminação | Professor Substituto do Curso de Arquitetura da UFRJ | Professor Assistente do Curso de
Arquitetura da Universidade Santa Úrsula/RJ | Membro do Comitê Especial Europeu de Pós-Graduação tendo atuado em: Inglaterra, Escócia, País de Gales e França | HA e Concept Designer – País de Gales, Inglaterra e França | Coordenador, Professor de Pós-Graduação em Arquitetura e Presidente Setorial do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Paranaense/PR | Professor, Coordenador de Cursos e do Programas Internacionais IPOGMundi do IPOG | Detentor do Selo CREA/PR de Excelência em Projeto Arquitetônico | Certificações Internacionais de Design Thinking e Light Design pelo Instituto Politécnico de Milão (Itália) | Atividades de imersão nos escritórios de Norman Foster (Londres), Zaha Hadid (Londres), Christian de Portzamparc (Paris), BIG (Copenhagen), Effekt Architects (Copenhagen), Concrete
Architects (Amsterdã), Aires Mateus (Lisboa), Hassell Studio (Singapura), AEDAS Architecture (Singapura), Architects 61 (Singapura), Design Link Architects (Singa-
pura), Tandem Architects (Bangkok), DBALP Jam Factory (Bangkok) e X Architects (Dubai) | Atividades Institucionais junto ao POLI.Design do Instituto Politécnico de Milão (Itália), McGill University (Canadá) e Universidade do Porto (Portugal).
Autor do livro Neuroarquitetura, Neurodesign e Neuroiluminação: Neuroarquitetura e Teoria de Einfühlung como proposição para Práticas Projetuais. Membro da Academy of Neuroscience for Architecture - ANFA | Autor de trabalho participante da Conferência Mundial de 2020 da ANFA | Arquiteto e Urbanista – Universidade Católica/RS | Mestre em Conforto Ambiental – UFRJ | Especialista em Neurociências e Comportamento Humano – PUC/RS. Idealizador do selo em Neuroarquitetura, Neurodesign e Neuroiluminação | Professor Substituto do Curso de Arquitetura da UFRJ | Professor Assistente do Curso de Arquitetura da Universidade Santa Úrsula/RJ | Membro do Comitê Especial Europeu de Pós-Graduação tendo atuado em: Inglaterra, Escócia, País de Gales e França | HA e Concept Designer – País de Gales, Inglaterra e França | Coordenador, Professor de Pós-Graduação em Arquitetura e Presidente Setorial do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Paranaense/PR | Professor, Coordenador de Cursos e do Programas Internacionais IPOGMundi do IPOG | Detentor do Selo CREA/PR de Excelência em Projeto Arquitetônico | Certificações Internacionais de Design Thinking e Light Design pelo Instituto Politécnico de Milão (Itália) | Atividades de imersão nos escritórios de Norman Foster (Londres), Zaha Hadid (Londres), Christian de Portzamparc (Paris), BIG (Copenhagen), Effekt Architects (Copenhagen), Concrete Architects (Amsterdã), Aires Mateus (Lisboa), Hassell Studio (Singapura), AEDAS Architecture (Singapura), Architects 61 (Singapura), Design Link Architects (Singa- pura), Tandem Architects (Bangkok), DBALP Jam Factory (Bangkok) e X Architects (Dubai) | Atividades Institucionais junto ao POLI.Design do Instituto Politécnico de Milão (Itália), McGill University (Canadá) e Universidade do Porto (Portugal).
“Primeiro, a equipe é 10! Estou bem satisfeita com os professores que já ministraram as aulas e o conteúdo é muito rico. Quando comecei, vi outros cursos mais baratos e fiquei com medo de estar fazendo um mal investimento (achando que era tudo igual e fiz o mais caro), mas depois de ver outros conteúdos (de outras instituições) tenho certeza que não vou me arrepender. Estou gostando muito da didática dos professores. Tenho que dizer: Tinha dificuldade com aulas EAD, falta de disciplina para assistir às aulas, mas eles são tão bons que nem vejo passar a hora. Fico o tempo todo na frente do computados, participando e interagindo com todos.”
Adorei a forma como o curso foi conduzido, os professores são excelentes, e a oportunidade de poder estar em uma turma a nível nacional foi excepcional. Pudemos conhecer um pouco mais sobra a cultura e gostos dos clientes de algumas regiões do país no tocante ao uso da iluminação, referências trazidas por alguns colegas, coisas que talvez não chegassem ao nosso conhecimento m uma turma regional. Criei laços de amizade com pessoas que integravam meu grupo, colegas de João Pessoa, Recife, Manaus, Rio Branco, Cajati e Curitiba. Inclusive, no feriado do dia 12/10 eu, a colega de Manaus e a de Cajati nos encontramos pessoalmente em São Paulo e estreitamos ainda mais nosso contato. Coisas que o IPOG nos proporciona
Primeiro gostaria de dizer que a qualidade de som, imagem, internet, aplicativo, foi tudo muito bom. Nota 10! O Marsal, sensacional, demonstrou ser um cara espetacular, gostei muito do estilo de aula dele e de sua pontualidade compromisso com a turma. O material também incrível, inclusive passei o dia no trabalho com as apresentações abertas pra começar a abrir minha mente pra implantar algumas coisas que nós aprendemos nesse final de semana, na aula!
“Primeiro, a equipe é 10! Estou bem satisfeita com os professores que já ministraram as aulas e o conteúdo é muito rico. Quando comecei, vi outros cursos mais baratos e fiquei com medo de estar fazendo um mal investimento (achando que era tudo igual e fiz o mais caro), mas depois de ver outros conteúdos (de outras instituições) tenho certeza que não vou me arrepender. Estou gostando muito da didática dos professores. Tenho que dizer: Tinha dificuldade com aulas EAD, falta de disciplina para assistir às aulas, mas eles são tão bons que nem vejo passar a hora. Fico o tempo todo na frente do computados, participando e interagindo com todos.”
Adorei a forma como o curso foi conduzido, os professores são excelentes, e a oportunidade de poder estar em uma turma a nível nacional foi excepcional. Pudemos conhecer um pouco mais sobra a cultura e gostos dos clientes de algumas regiões do país no tocante ao uso da iluminação, referências trazidas por alguns colegas, coisas que talvez não chegassem ao nosso conhecimento m uma turma regional. Criei laços de amizade com pessoas que integravam meu grupo, colegas de João Pessoa, Recife, Manaus, Rio Branco, Cajati e Curitiba. Inclusive, no feriado do dia 12/10 eu, a colega de Manaus e a de Cajati nos encontramos pessoalmente em São Paulo e estreitamos ainda mais nosso contato. Coisas que o IPOG nos proporciona
Primeiro gostaria de dizer que a qualidade de som, imagem, internet, aplicativo, foi tudo muito bom. Nota 10! O Marsal, sensacional, demonstrou ser um cara espetacular, gostei muito do estilo de aula dele e de sua pontualidade compromisso com a turma. O material também incrível, inclusive passei o dia no trabalho com as apresentações abertas pra começar a abrir minha mente pra implantar algumas coisas que nós aprendemos nesse final de semana, na aula!
O curso apresenta os embasamentos teóricos como elementos de impulso para as situações práticas de dia a dia, onde o aluno poderá compreender e visualizar os quesitos abordados como uma real e factível aplicabilidade em seu cotidiano pro- fissional.
Membros do corpo docente se vinculam ainda diretamente aos Conselhos CAU (Arquitetura) e CREA (Engenharias), bem como a significativas entidades que mobilizam os principais eventos BIM no país, como SEBRAE, SENAC, SENAI e entidades de similar envergadura no setor.
Através das parcerias institucionais (desenvolvedores de software e IPOG), será possível dar ao curso uma característica única: com atividades prévias ao módulo (premissa do Método IPOG), cada professor poderá enviar aos alunos o indicativo de qual software será utilizado no decorrer das atividades. Dessa forma, os alunos poderão ter acesso a versões livres e/ou educacionais dos softwares em seus computadores pessoais, já instalados e prontos para serem postos em ação.
Diante de todo o cenário exposto, o Master BIM: Ferramentas e Processos se coloca como único no mercado nacional em termos de: tecnologia (softwares de última geração indicados pelos próprios desenvolvedores); corpo docente (professores consagrados e reconhecidos como atuantes no mercado direto de BIM, além de pesquisadores e desenvolvedores); presente com parceria institucional junto as
principais marcas/trades de softwares no setor atuantes mundialmente.
PHILIPS SIGNIFY
Revista LUME Arquitetura
Plataforma REFRESHER
Desenvolvedoras de Softwares Graphisoft, Bentley e ACCA
AVELL fabricante de notebooks de alta performance
Editora Gustavo Gili
Programas IPOG Mundi:
- Convênio com o POLI.Design do Instituto Politécnico de Milão
- Programa de Viagens de Estudo
- Programa Trainee Internacional
As aulas das especializações do IPOG acontecem uma vez ao mês, em três dias consecutivos (sexta, sábado e domingo), correspondendo a um módulo completo. Cada módulo é planejado a partir da responsabilidade de levar ao aluno uma sólida abordagem teórica, além de fornecer conceitos estudados que podem ser aplicados na prática.
Para isso, cases de sucesso são amplamente abordados, possibilitando ao aluno uma visão sistêmica, aprofundada e aplicável das teorias ensinadas. Além disso, ao oferecer aulas uma vez por mês, o IPOG facilita o acesso de estudantes que moram longe da Instituição.
Graduados nas áreas de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Servidores Públicos, Secretarias Estaduais e demais profissionais e/ou Órgãos ligados a área da Construção Civil que desejam aprofundar e qualificar seus conhecimentos quanto a metodologia BIM para desenvolvimento e gestão de projetos.
Introdução ao BIM e Ferramentas de Gestão: Coordenação, Interoperabilidade
e Colaboração
Projetos de Infraestrutura: Modelagem e Aplicações
Estudos de Viabilidade e Análises
Ferramentas BIM para Modelagem e Projeto: Revit
Ferramentas BIM para Modelagem e Projeto: Archicad
Projetos Estruturais: Modelagem e Aplicações
Espaços Internos e Ferramentas de Realidade Aumentada e Virtual
Projetos Elétricos e Hidrossanitários: Modelagem e Aplicações
Orçamentação de Obras
Planejamento e Gestão da Obra
Estratégias de Implementação BIM
Estratégias de Marketing e Empreendedorismo BIM
A prática online prévia e conteúdo de estudo prévio equivale a 3 pontos.
Em seguida temos a aplicaçã da questão norteadora que permitirá aprofundar seus conhecimentos.
A partir das ferramentas usadas em sala de aula (conteúdos, metodologias ativas etc..), você aprenderá com os professores e colegas de tuma.
O próximo passo é a avaliação somativa com pontuação equivalente a 7 pontos. Nela você identificará o conhecimento adquirido e quais pontos precisa buscar mais informação.
Através de conteúdos, metodologias ativas, atividades colaborativas em grupo, atividades individuais.
Depois da avaliação da aprendizagem através da finalização da questão norteadora, o aluno fará uma avaliação de satisfação ao final do módulo.
Em cursos remotos, a atividade é destinada aos alunos que assistirão as aulas gravadas, aplicadas 15 dias após a realização do módulo e tem função de avalição somativa com 7 pontos.
Desde 2001 no mercado, essa Instituição de Ensino Superior é referência nacional em transformar profissionais em especialistas! Presente em TODO o país, o IPOG já especializou mais de 100 mil alunos e continua fazendo a diferença na vida de milhares de pessoas.
Nossos professores possuem experiência prática de mercado (nacional e internacional) e temos um corpo docente bem diverso, com profissionais de vários cantos do país, a maioria mestres e doutores.
Todos os cursos são reconhecidos pelo MEC (com nota máxima no EAD) e a formação curricular de cada um é sempre atualizada com o mercado, alinhando teoria + prática, para que você conclua o curso já sabendo atuar na sua área e aplicar o que foi aprendido.
Buscamos sempre evoluir em nossos processos e a prova disso é que, em todos os módulos (de todas as formações) são feitas pesquisas de satisfação para escutar os alunos e avaliar nosso nível de entrega. Acatando as sugestões e mantendo o foco na alta performance, conseguimos atingir a marca atual de 97,14% de satisfação! E esse número só tende a crescer.
Preencha o formulário ao lado e aguarde o contato de um de nossos consultores.
Entraremos em contato com você o mais breve possível.
Todos os dias, mais de 800 professores e 320 colaboradores vestem a camisa do IPOG. Por esse motivo, o Instituto chega aos 18 anos comemorando excelentes resultados e vislumbrando crescimento contínuo em todas as áreas de atuação.
Especialista Formados
de alunos satisfeitos
Unidades em todo o país
Cursos disponíveis