Saiba como se sair bem em uma entrevista interna!

Pulicado em 01/03/2017

Autor: Adriano Borges | IGC Educação

O profissional que participa de um processo seletivo interno na empresa, em busca de uma promoção, enfrenta algumas etapas semelhantes às dos processos comuns, realizados com pessoas de fora da organização.

Uma dessas etapas é a entrevista. Apesar de você ter grandes chances de ser entrevistado por alguém que já conhece seu trabalho, é fato que o entrevistador nem sempre saberá a respeito de todo o seu potencial profissional para assumir o novo cargo.

Os desafios que envolvem uma entrevista interna serão revelados nesse post, com todos os detalhes para que você consiga alcançar um bom desempenho. Vai fazer uma entrevista interna? Saiba como se sair bem!

Atualize seu conhecimento sobre o novo trabalho

O que você sabe a respeito do novo trabalho? Você saberia listar as responsabilidades e o papel a ser desempenhado nessa nova função? Vá para a entrevista interna com o máximo de informações possível.

Não se preocupe se não souber de tudo, mas fique atento para não ir sem saber absolutamente nada.

Saiba falar sobre o seu trabalho atual

Elabore uma lista com todas as realizações que você alcançou no seu trabalho atual. Esteja preparado para falar sobre elas, caso seja necessário, durante a entrevista interna.

Lembre-se que nem sempre o entrevistador conhece todo o seu histórico profissional, portanto, é importante saber transmitir os dados de sua carreira de maneira clara, objetiva e linear.

Fale sobre o seu desenvolvimento profissional

Ao longo de sua carreira, como se deu o seu desenvolvimento profissional? De quais cursos de capacitação, pós-graduações e eventos você participou? O que esse conhecimento a mais trouxe de benefício para sua profissão?

Os recrutadores podem solicitar informações sobre o seu desenvolvimento profissional para avaliar se você tem potencial para continuar crescendo dentro da empresa.

Encontre o “problema” do recrutador e se ofereça para solucioná-lo

A nova oportunidade de trabalho pode surgir por conta de uma necessidade da empresa, que aqui chamaremos de “problema” do recrutador. Por que estão chamando você para essa vaga? Quais dos seus atributos estão sendo valorizados pela empresa? Encontre o “problema” do recrutador e mostre como você pode solucioná-lo.

Pergunte se tiver dúvidas

Alguma dúvida até aqui? Caso a resposta seja “sim”, pergunte! Não entre mudo e saia calado de uma entrevista. Quando estiver com dúvidas, aguarde o momento final da entrevista ou a permissão do recrutador para esclarecê-las.

É melhor que você fale sobre elas durante a entrevista do que após ser selecionado ou comunicado sobre a não seleção.

Não leve a conversa para o lado da camaradagem

Você pode conhecer o recrutador, mas lembre-se de que estão no ambiente de trabalho. Ele não chamou você porque são amigos. Jamais imponha um clima de camaradagem na entrevista interna, pois, aos olhos da empresa e do recrutador, isso pode parecer facilitação — o que não é o objetivo deles.

Seja profissional e, por mais que o recrutador tente quebrar o gelo, saiba como dosar o seu comportamento para não parecer estar em um happy hour.

Treine suas respostas

Depois de ler as dicas acima, treine suas respostas. Faça isso duas, três ou quantas vezes for necessário! O importante é que você consiga transmitir as informações solicitadas de maneira clara e objetiva, se fazendo entender.

Preparado para conseguir a tão sonhada promoção no trabalho? Coloque as dicas acima em prática e esteja preparado para a entrevista interna.

Adriano Borges | IGC Educação

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com "*", são obrigatórios.

*


Comentários:

  1. Obrigado pelas dicas para uma boa entrevista na empresa prometo me empenhar em exerce las

Algumas Sugestões para você

+
Pós-graduação em Psicologia: devo fazer? Qual escolher?

Pulicado em 23/09/2015

Autor: Adriano Borges | IGC Educação

+
Saiba como se sair bem em uma entrevista interna!

Pulicado em 01/03/2017

Autor: Adriano Borges | IGC Educação