O mundo da psicologia tem mostrado resultados  extremamente positivos se analisado sob a ótica do avanço técnico e científico. O profissional dessa área sempre busca uma especialização para garantir destaque em sua carreira.

E você sabe qual a área que melhor se identifica dentro da psicologia? São ao todo doze áreas aprovadas pelo Conselho Federal de Psicologia. E aqui no IPOG oferecemos algumas dessas especializações. Só cabe a você saber em qual mais se identifica. Descubra!

Avaliação Psicológica:

Profissionais que buscam uma especialização dessa área geralmente trabalham para traçar perfis e identificá-los conforme a necessidade da profissão. Qualificar-se nessa área propicia ao profissional uma visão crítica sobre as técnicas e testes psicológicos, além de avaliações comportamentais. Um profissional que consiga avaliar psicologicamente, dentro desses princípios, será diferencial em todos os contextos: organizacional, clínica, forense, trânsito, etc. Atuar nessa área está relacionado a definir perfis e identificar o que cada um pensa.

Neuropsicologia

Essa especialização qualifica o profissional para atuar acerca do funcionamento cerebral, processos cognitivos superiores e suas relações com o comportamento humano.

Profissionais especializados nessa área são referência no meio de atuação. Geralmente eles estão vinculados a empresas de RH e clínicas. Sua preocupação é alinhar o comportamento psicológico com as ligações neurais do corpo. Identificar as relações de causa e consequência de processos bioquímicos produzidos pelo cérebro humano. Vale destacar que a Neuropsicologia é uma importante área da psicologia, e que encontra-se em plena expansão no país, por isso uma qualificação para esta área é o ideal para quem busca ser referência de mercado.

Psicopatologia

Atuar nessa área é claramente transformar o psicólogo em um ser mais humano. A atuação central desse profissional é entender o sofrimento psíquico, e as novas doenças que a contemporaneidade produz.

Ansiedade, depressão, bipolaridade e muitas outras síndromes, são resultado de um  avanço desenfreado e uma rotina estressante que a sociedade vive. A principal função desse profissional é atuar no amparo e apoio a seus pacientes.

Partindo dos princípios da psicanálise o profissional dessa área visa entender a raiz de cada patologia que a psique humana cria. Trabalhar emoções e sentimentos é o forte do psicólogo que escolhe ser especialista em psicopatologia.

Agora você já conhece cada campo de atuação. E aí em qual você mais se identifica?

 

Adriano Borges | IGC Educação

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com "*", são obrigatórios.

*


Algumas Sugestões para você

+
Pós-graduação em Psicologia: devo fazer? Qual escolher?

Pulicado em 23/09/2015

Autor: Adriano Borges | IGC Educação

+
Saiba como se sair bem em uma entrevista interna!

Pulicado em 01/03/2017

Autor: Adriano Borges | IGC Educação