Pós-graduação em Psicologia: devo fazer? Qual escolher?

Pulicado em 23/09/2015

Autor: Adriano Borges | IGC Educação

No mundo atual, a formação no ensino superior deixou de ser um diferencial para se tornar um requisito mínimo na busca por bons empregos, oportunidades de carreira e crescimento profissional. Nesse contexto, uma pós-graduação representa, além da continuidade dos estudos, uma forma de se especializar em determinada área de conhecimento e ter a possibilidade de posições melhores no mercado de trabalho.

Pós-graduação em Psicologia

Por ser uma área que lida com as relações humanas, a Psicologia permite diversas especializações e cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado. Os programas de especialização podem incluir desde cursos livres oferecidos por instituições privadas, até supervisão clínica conduzida por psicólogos experientes.

Especializações em Psicologia

Durante os cinco anos de curso da graduação, o aluno desenvolve competências e habilidades indispensáveis ao profissional de Psicologia, através de estudos direcionados, atividades de formação e estágio. Após o término da graduação, é hora de direcionar esse conhecimento para áreas específicas de acordo com as preferências do aluno. Existem 11 especializações disponíveis para o psicólogo, reconhecidas pelo Conselho Federal de Psicologia:

Especialização em psicologia escolar e educacional

O profissional atua principalmente em escolas, aplicando seu conhecimento com o objetivo de melhorar a aprendizagem, desenvolver as relações sociais e o relacionamento família-escola e auxiliar os professores na resolução de conflitos e nos desafios diários. Eles também podem utilizar ferramentas e testes psicológicos para promover mudanças no ambiente escolar visando melhorias para os estudantes e educadores.

Especialização em psicologia organizacional e do trabalho

Atua em empresas na seleção de funcionários, desenvolvimento de equipes, análise de candidatos a promoções e aumentos salariais, na organização de programas de segurança do trabalho e criação de ações voltadas para aumento de produtividade e satisfação pessoal dos funcionários. Se deseja trabalhar nessa área, uma boa opção é o MBA do IPOG, um curso voltado para o domínio das ferramentas e metodologias modernas de gestão de pessoas por competências com foco em resultados.

Especialização em psicologia do trânsito

Esse profissional desenvolve ações educativas voltadas a pedestres e condutores de carros, motos e ciclistas, pode trabalhar junto a centros de condutores na avaliação de candidatos e como examinador de trânsito. Também pode participar de ações de segurança pública no trânsito e estudar os efeitos de drogas e outras substâncias no organismo, dentro do contexto da condução de veículos.

Especialização em psicologia jurídica

Área voltada para a promoção dos direitos humanos, prevenção da violência e consultoria em processos jurídicos, podendo fornecer avaliação psicológica e emocional de crianças, adolescentes, adultos e portadores de doenças mentais envolvidos em processos judiciais.

Especialização em psicologia do esporte

Voltada para o esporte de alto rendimento, essa especialização permite que o profissional trabalhe junto a atletas, técnicos e comissões técnicas no sentido de aumentar o rendimento e melhorar a performance esportiva. Também pode participar de programas de atividades físicas para a população em geral ou específica para portadores de deficiências físicas.

Especialização em psicologia clínica

O foco se volta para o atendimento de pacientes de forma individual, em grupo ou institucional, de maneira preventiva ou curativa, com o objetivo de promover mudanças e melhorar a aceitação pessoal. Também promove o atendimento de casais, familiar, orientação de pais e arteterapia.

Especialização em psicologia hospitalar

Área que permite prestar serviços em hospitais e clínicas de saúde, atendendo pacientes e familiares e desenvolvendo atividades que complementem o tratamento, visando o restabelecimento da saúde. O profissional também pode coordenar grupos de apoio, treinamentos para os funcionários e intervenções clínicas visando o bem-estar do paciente.

Especialização em psicopedagogia

Contribui no diagnóstico de problemas que afetam a aprendizagem, em conjunto com professores e com a equipe escolar, visando transformar a relação do aluno com o ensino e melhorar o desempenho do grupo.

Especialização em psicomotricidade

Com ênfase na psicoterapia, o profissional pode planejar, implementar e coordenar atividades em escolas, hospitais e cooperativas, oferecer atendimento a bebês e crianças com atrasos no desenvolvimento ou portadoras de deficiências, e trabalhar junto a grupos de terceira idade.

Especialização em psicologia social

Consiste em desenvolver atividades voltadas para a comunidade, envolvendo políticas e ações sociais nas áreas de educação, saúde, lazer, segurança, trabalho, meio ambiente e justiça.

Especialização em neuropsicologia

Esse profissional pode trabalhar avaliando as habilidades de atenção, linguagem, raciocínio, memória e aprendizagem, estudando as interações comportamentais e sua relação com as funções cerebrais. Também pode desenvolver jogos, livros e programas de computador para ajudar na recuperação de pacientes com sequelas na área cognitiva.

Mestrado e Doutorado

Ao contrario das especializações, em geral o mestrado e o doutorado são mais específicos em relação à área de conhecimento, e podem ser oferecidos por universidades públicas ou particulares com grande oferta de bolsas de estudo. Essas modalidades são indicadas para profissionais que desejam trabalhar na área de ensino, como professor em cursos de graduação em faculdades e universidades.

Áreas Alternativas

Além das 11 especializações citadas acima, regulamentadas pelo Conselho, existem outras áreas extremamente difundidas que podem representar um diferencial no seu currículo profissional:

Avaliação Psicológica

A área de avaliação psicológica possibilita uma visão crítica e conhecimento aprofundado sobre técnicas, testes psicológicos e avaliações comportamentais, formando profissionais conscientes de sua responsabilidade profissional. É uma modalidade de especialização interessante, uma vez que o profissional poderá atuar em todos os contextos: organizacional, clínica, escolar, forense, etc.

Psicologia Positiva

Olhar o potencial humano com capacidade de focar-se nos aspectos positivos, possibilita ao profissional descobrir e promover os fatores que favorecem o indivíduo a encontrar o seu funcionamento no melhor estágio. Essa nova forma de olhar o ser humano, é a visão científica advinda da Psicologia Positiva.

A especialização nessa área oferece ao profissional ferramentas práticas para identificar e desenvolver o potencial humano, como avaliações de perfil comportamental, técnicas para gerenciar conflitos, habilidades para identificação de talentos e comunicação assertiva.

Vantagens de uma pós-graduação em Psicologia

As vantagens de estender os estudos além da graduação são várias:

  • obter um diferencial no mercado de trabalho;
  • ampliar os conhecimentos sobre um ramo específico da Psicologia;
  • direcionar os estudos para uma área de interesse;
  • receber bolsas de estudo e bolsas incentivo enquanto conclui os estudos;
  • obter mais reconhecimento e mais oportunidades de trabalho;
  • conquistar melhores salários e promoções de trabalho.

Escolher uma pós-graduação, mestrado ou doutorado em Psicologia envolve vários fatores, desde o investimento financeiro até uma análise criteriosa de seus interesses e objetivos de carreira. Sem dúvida uma especialização representa um investimento necessário na carreira, podendo abrir portas no mercado de trabalho, dar acesso a oportunidades de crescimento profissional e realização financeira. Por isso, se você pretende começar uma pós-graduação em psicologia, a hora é agora! E bons estudos!

Não deixe de assinar nossa newsletter para receber nossas dicas e informações e se manter sempre bem informado!

Adriano Borges | IGC Educação

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com "*", são obrigatórios.

*


Comentários:

  1. Amei a página, super interessante e com um conteúdo importantíssimo!

Algumas Sugestões para você

+
Pós-graduação em Psicologia: devo fazer? Qual escolher?

Pulicado em 23/09/2015

Autor: Adriano Borges | IGC Educação

+
Saiba como se sair bem em uma entrevista interna!

Pulicado em 01/03/2017

Autor: Adriano Borges | IGC Educação