Tecnologia e inovação têm sido determinantes para alavancar os negócios de muitas empresas. A impressora 3D é uma ferramenta que une esses dois fatores e vem transformando a realidade de vários setores como alimentação, veículos, design e arquitetura. Muitas empresas estão aderindo a esse tipo de impressora para transformar projetos digitais em realidade e facilitar o trabalho de muitos arquitetos.

Conheça 5 curiosidades incríveis sobre a impressora 3D e sua funcionalidade que irão revolucionar o mercado da arquitetura:

Permite otimização e gestão da qualidade do tempo

Uma máquina que trabalha a favor do funcionário enquanto ele pode se dedicar a atividades estratégicas é a grande revolução dos últimos tempos. A impressora 3D realiza toda a modelagem de um projeto, enquanto o arquiteto pode se dedicar a desenvolver outras partes importantes e que necessitam de tempo e dedicação maior para pensar e criar.

Antigamente a dificuldade de manuseio da máquina e o tempo exigido para isso acabavam por afastar alguns profissionais, porém os últimos modelos estão cada vez mais simples e fáceis de usar. Basta gerar um modelo virtual, adequá-lo aos seus interesses e enviar o arquivo para impressão. Otimização e tempo bem gasto são benefícios do uso desse tipo de impressão.

Produz maquetes de casas inteiras

O trabalho do arquiteto exige a apresentação de uma maquete aos clientes para dar melhor visibilidade de o que o projeto seria na realidade. Porém, muitas vezes as maquetes têm de ser enormes para conseguir apresentar o que o cliente espera, demandando tempo e até habilidades manuais para confecção do material.

A impressora 3D oferece a facilidade de criar maquetes bem próximas da realidade e com um volume bem menor, facilitando o trabalho do profissional e apresentando um modelo mais detalhado em suas estruturas e formas. Alguns profissionais, como os engenheiros, já utilizam a impressora para criar maquetes de casas inteiras, devido à possibilidade de utilizar vários tipos de matérias-primas.

Permite a solução de problemas com mais facilidade

Com a impressão 3D, os problemas podem ser identificados com maior facilidade e resolvidos sem demandar muito tempo. Os profissionais enfrentam alguns erros que podem sair caro ao finalizar seus projetos, seja na parte de design, estrutura ou engenharia.

Os erros de cálculos e detalhes podem ser identificados ao imprimir o projeto em 3D e rapidamente resolvidos com ajustes no modelo digital para nova impressão. O custo é bem menor e o resultado, ainda mais confiável para o cliente.

Já existem modelos de impressora 3D de baixo custo

Se muitos profissionais nem imaginavam ter uma impressora 3D por causa dos altos preços, hoje já podem sonhar com a possibilidade. Alguns modelos são considerados mais populares e por isso estão no mercado com preços acessíveis para as empresas.

Há 2 anos, era preciso investir mais de R$ 30 mil reais para adquirir um modelo de impressora; hoje, com R$ 6 mil reais é possível comprar um modelo com qualidade boa, variando somente em tamanho, capacidade e materiais permitidos na impressão.

Geram sketches em modelos tangíveis para conquistar os clientes

Os profissionais de design e arquitetura trabalham muito com sketches, desenhos feitos para transpor no papel a ideia ou pedido do cliente. Alguns são feitos à mão para em seguida tornarem desenhos digitais. A impressora 3D tem a capacidade de transformar esses desenhos digitais em modelos reais e tangíveis, o que facilita a comunicação com o cliente e gera confiança no projeto, pois os modelos são confeccionados com detalhes.

Em seu dia a dia no escritório, o arquiteto tem que lidar com um enorme volume de informações, cálculos e planejamentos para atender seus clientes com eficiência e qualidade. A impressora 3D é a ferramenta que pode auxiliar o profissional, otimizando seu tempo e trazendo resultados positivos para a apresentação de projetos fascinantes.

Você conhece outras aplicações para a impressora 3D na área da arquitetura? Compartilhe seu conhecimento nos comentários!

Adriano Borges | IGC Educação

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com "*", são obrigatórios.

*


Algumas Sugestões para você

+
Pós-graduação em Psicologia: devo fazer? Qual escolher?

Pulicado em 23/09/2015

Autor: Adriano Borges | IGC Educação

+
Saiba como se sair bem em uma entrevista interna!

Pulicado em 01/03/2017

Autor: Adriano Borges | IGC Educação