Equilíbrio entre trabalho e estudo? Sim! É possível.

Pulicado em 24/10/2018

Autor: Adriano Borges | IGC Educação

Enfrentar um MBA é uma decisão estratégica, mas que gera muita dúvida. De um lado, é importante se manter atualizado para não perder espaço no mercado de trabalho e conquistar promoções e maior reconhecimento, por outro, encarar uma jornada dupla de trabalho e estudo, de preferência sem perder o tempo para atividades com a família e garantir a prática de algum hobby, parece coisa de quem tem 48 horas no dia.  

Como tem gente que consegue? A resposta é organização e gestão do tempo!

O primeiro passo é entender as demandas. Liste tudo que você precisa fazer em detalhes – mas, anote, não é para fazer apenas lista mental – e estime o tempo e os recursos que você precisa para cumprir as atividades. Estabeleça um ranking de prioridade deixando uma “gordura” de tempo a mais para o que mais importante, e atualize sempre para manter o equilíbrio. Além disso, crie um cronograma semanal, para visualizar bem as tarefas e trazer seus objetivos. Por exemplo, na semana de prova, você pode trocar a ida ao restaurante por uma marmita (levada de casa ou encomendada), e usar parte da hora do almoço para passar a matéria.  

Uma dica para essa organização é separar as tarefas em três grupos e ranquear de 1 a 3: 1 – importantes e urgentes;  2 – importantes ou urgentes; 3 – não importantes nem urgentes, apenas rotina. Organize os três tipos de tarefas com alternância ao longo do expediente, para ter momentos menos tensos e alta resolutividade, como as do grupo 3, e os com mais necessidade de intensa concentração. Descarte as tarefas que não são necessárias ou realoque-as em um dia tranquilo do seu calendário.

Não se esqueça de marcar na sua agenda da semana os momentos de lazer e com a família. Muitas vezes, a rotina apertada faz com que a gente deixe de lado compromissos pessoais, e isso pode significar frustração e estresse, o que diminui a produtividade. O mesmo vale para o respeito às horas de sono, pois dormir recarrega a energia e ajuda a manter o foco e a fluidez de pensamento.

E se você é daquelas pessoas que não sabem delegar ou dividir tarefas, está no momento de aprender a fazer isso! Cuide do seu trabalho no emprego e nos estudos e aprenda a dizer não se a sua agenda não comportar novos projetos e funções extras, é melhor abrir mão de algumas coisas do que não entregar ou se sobrecarregar.

Por outro lado, aprenda também a ter rotina. Não deixe as coisas acumularem para depois tentar resolver. Guarde alguns minutos diários para o estudo, evitando se apertar na véspera da prova ou da entrega do projeto de curso, e mantenha o foco quando estiver executando a tarefa! Coloque fones de ouvido, deixe o celular no silencioso e longe da sua vista, resista aquela espiada no Instagran, Facebook, LinkedIn ou Pinterest, ponha um copo de água do lado e esqueça que existe geladeira até completar a tarefa.

Acredite, passa rápido! Depois que você vencer essa batalha, vai sentir orgulho de você mesmo e o novo título vai agregar muito em sua vida profissional e pessoal. O seu chefe, ou cliente, sabe que se você deu conta desse recado, é porque tem todas as características de um vencedor e sabe entregar resultado.

estudo-24-10

Adriano Borges | IGC Educação

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com "*", são obrigatórios.

*


Algumas Sugestões para você

+
Pós-graduação em Psicologia: devo fazer? Qual escolher?

Pulicado em 23/09/2015

Autor: Adriano Borges | IGC Educação

+
Saiba como se sair bem em uma entrevista interna!

Pulicado em 01/03/2017

Autor: Adriano Borges | IGC Educação