Chegou a hora de se especializar! Confira algumas dicas do que fazer.

Pulicado em 07/11/2018

Autor: Adriano Borges | IGC Educação

Muita gente sai da faculdade inspirado para já ingressar em uma pós-graduação ou MBA.  Mas na hora de escolher o curso e principalmente a instituição bate aquela velha dúvida: “Qual a melhor instituição?” Os graduados tentam conciliar ensino de qualidade, custo benefício, proximidade e muito mais na hora de escolher.

Se você ainda tem essa dúvida nós podemos te ajudar! Com as dicas a seguir você consegue fazer a escolha certa do curso e da instituição.

Existem duas modalidades de especialização depois da graduação. A lato-sensu (MBA e Pós-graduação) e a stricto-sensu (Mestrado).

E uma das escolhas que devem ser feitas é qual caminho você quer seguir! Com a lato-sensu,  o campo de mercado é mais amplo. É possível se especializar nas mais diversas áreas e em alguns casos você pode até ser um especialista em áreas de atuação diferente da sua formação. Assim você consegue ampliar seu leque de conhecimento e também aumentar as chances de mercado.

Com a stricto-sensu, o profissional geralmente segue carreira acadêmica. Nesse caso a especialização só pode ser na área de formação. Exemplo, um profissional de comunicação, pode se especializar e tornar-se mestre na sua área, o que permite que ele possa dar aulas.

Depois de determinados quais seus objetivos profissionais e os motivos pelos quais você precisa fazer uma especialização você deve entrar em uma pesquisa sobre qual instituição escolher.

A escolha de uma pós-graduação é um trabalho meio complicado, mas não um bicho de sete cabeças. Podemos falar isso porque hoje a disputa mercadológica das instituições faz com que os estudantes fiquem na dúvida de qual escolher.

Há um grande investimento no marketing de cada instituição. Todas querendo ser destaque no mercado. Mas podemos citar pontos que são vantagens na hora de escolher:

  • Tempo de mercado;
  • Indicações de pessoas que já estudaram na instituição;
  • Avaliações sobre a metodologia de ensino.

Após avaliados os critérios de seleção da instituição é necessário escolher a área que quer se especializar. Vale lembrar que agora não é mais a modalidade de ensino, mas sim o que quer fazer.

Podemos colocar por exemplo um Psicólogo que quer ser especialista em Terapia Ocupacional. Assim fica mais fácil entender.

Especializar-se em algo quer dizer destacar-se no mercado. Por isso não adianta fazer uma pós ou MBA por fazer. É realmente necessário entender a importância de ser um especialista e como isso pode te favorecer como profissional.

Adiante-se e já busque saber o que quer fazer, qual área quer seguir e por fim analise suas opções para ver qual melhor atende sua necessidade.

giphy

Adriano Borges | IGC Educação

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com "*", são obrigatórios.

*


Algumas Sugestões para você

+
Pós-graduação em Psicologia: devo fazer? Qual escolher?

Pulicado em 23/09/2015

Autor: Adriano Borges | IGC Educação

+
Saiba como se sair bem em uma entrevista interna!

Pulicado em 01/03/2017

Autor: Adriano Borges | IGC Educação