Será que é possível treinar a mente para ser feliz?  A psicologia realmente pode tornar as pessoas mais felizes? A cada dia mais e mais gente descobre que coisas tristes e alegres acontecem, mas que ser feliz é uma tarefa que pode ser mais simples do que se imagina. Pensando nisso, separamos alguns títulos com excelentes recomendações para te ajudar a se inspirar para preencher sua vida de emoções positivas e não ter medo de ter uma experiência completa de felicidade.

Sim! Nós podemos de fato aumentar a quantidade de felicidade humana no planeta.

(Martin Seligman, pai da Psicologia Positiva)

1. “Florescer”, Martin E. P. Seligman

“Florescer”, Martin E. P. Seligman

Este é o primeiro livro do psicólogo Seligman. O autor liderou o movimento de Psicologia Positiva por quinze anos. Florescer é uma obra que ensina técnicas de como ter atitudes otimistas, motivadoras e de caráter. Um guia interessantíssimo sobre como conquistar a felicidade.

2. “Felicidade autêntica”, Martin E. P. Seligman

2. “Felicidade autêntica”, Martin E. P. Seligman

O cara é o cara, então ler um livro só de sua autoria é muito, mas é pouco. Seligman revolucionou a ciência do comportamento ao desenvolver um método científico que nos explica como alcançar a felicidade. Este não é um livro de frases de auto-ajuda, há estudos e abordagens comparadas e válidas que ajudam a descobrir seus pontos fortes e como trabalhar com eles para ser feliz de verdade.

3 – “O Jeito Harvard de Ser Feliz”, Shawn Achor

“O Jeito Harvard de Ser Feliz”, Shawn Achor

Se você sonha em um dia fazer sucesso e ser feliz, tá na hora de ler esse livro!  Não querendo dar spoiler, mas já adianto que a fórmula é inversa: seja feliz que o sucesso chega.  Felizes somos mais criativos e muito mais produtivos no trabalho. E isso não é uma percepção, é resposta científica de diversas pesquisas da psicologia e da neurociência ao redor do mundo. Quer melhorar no trabalho, ter menos estresse, taí uma obra cheia de excelentes dicas.

4 – “A Sutil Arte de Ligar o F*da-Se”, Mark Manson

“A Sutil Arte de Ligar o F*da-Se”, Mark Manson

As coisas não vão bem, mas você não pode deixar a peteca cair? Sai dessa!  Seja você mesmo e aprenda a arte de ligar o foda-se. O livro é leve, engraçado, tem exemplos inusitados e muitas verdades “duras”.  A ideia da obra é te ajudar a descobrir o que realmente importa e como dar o f*da-se para o resto.

5. “Um novo mundo: o despertar de uma nova consciência”, Eckhart Tolle

“Um novo mundo: o despertar de uma nova consciência”, Eckhart Tolle

Eckhart Tolle sofreu de depressão profunda em boa parte da vida e chegou a pensar em suicídio. No fundo do posso, acordou um dia com um propósito: queria viver.

O livro é porreta para estudar sobre autoaceitação e aprender a lidar com a adversidade e os momentos de depressão.

“A principal causa da infelicidade nunca é a situação, mas seus pensamentos sobre ela.”

-Eckhart Tolle-

6. “Seu balde está cheio? O poder transformador das emoções positivas”, Donald O. Clifton

“Seu balde está cheio? O poder transformador das emoções positivas”, Donald O. Clifton

Donald O. Clifton é o “avô” da Psicologia Positiva, pois de seus trabalhos surgiram as bases desta ciência. Neste livro com uma simples metáfora ele alimenta 50 anos de pesquisas sobre o poder transformador de pensamentos e atitudes positivas. Nosso “balde”enche e esvazia o tempo todo na vida, cheio nos sentimos plenos, mas vazio ficamos péssimos. O que a gente geralmente não percebe é que a concha que enche e esvazia o balde é nossa também. Estratégia é a palavra da vez para ser feliz.

7 – “Psicologia Positiva – Uma Abordagem Científica e Prática Das Qualidades Humanas”, C.R. Snyder e S.J Lopez.

“Psicologia Positiva - Uma Abordagem Científica e Prática Das Qualidades Humanas”, C.R. Snyder e S.J Lopez.

Aqui você encontra uma revisão bibliográfica e exercícios para testar os princípios da psicologia positiva. Você está realmente caminhando para a depressão ou só precisa reformular seu estilo de vida?

Adriano Borges | IGC Educação

Deixe seu Comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos com "*", são obrigatórios.

*


Algumas Sugestões para você

+
Pós-graduação em Psicologia: devo fazer? Qual escolher?

Pulicado em 23/09/2015

Autor: Adriano Borges | IGC Educação

+
Saiba como se sair bem em uma entrevista interna!

Pulicado em 01/03/2017

Autor: Adriano Borges | IGC Educação